A partir desta segunda-feira, dia 19 de outubro, começa a 2ª fase da campanha de vacinação contra a gripe. Esta fase vai disponibilizar a vacina a mais grupos populacionais.
A campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que arrancou em 28 de setembro, incluía numa primeira fase apenas as faixas da população consideradas prioritárias, tais como residentes em lares de idosos, grávidas e profissionais de saúde e do setor social que prestam cuidados.
Nesta segunda fase, a vacina passa a ser também administrada a outros grupos de risco, como pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.
Além das vacinas gratuitas para as pessoas incluídas nos grupos de risco, haverá vacinas à venda nas farmácias que podem ser compradas com receita médica e são comparticipadas.
O SNS comprou este ano mais de dois milhões de vacinas da gripe a duas empresas diferentes, por concurso público, mas todas as vacinas são iguais. Na primeira fase, estiveram disponíveis 350 mil doses.
A gripe é uma doença contagiosa e que geralmente se cura de forma espontânea. As complicações, quando surgem, ocorrem sobretudo em pessoas com doenças crónicas ou com mais de 65 anos.