O mercado das gripes e constipações tem, no canal Farmácia, o seu principal ponto de venda, sendo uma categoria que permite uma abordagem multifacetada, desde a realização de campanhas sazonais, utilizando redes sociais, newsletters e cartazes informativos dentro da farmácia para aumentar a conscientização, passando pelo encaminhamento do utente para vários serviços, como o de nutrição ou cessação tabágica.
Porém, o serviço ‘rei’ é o da vacinação, já que a vacinação contra a gripe, em particular, torna as farmácias mais competitivas e atrativas. Em muitas farmácias, a adesão tem sido crescente ano após ano, refletindo a confiança dos utentes no serviço.
Por outro lado, este serviço também reforça a posição da farmácia como um ponto de referência para cuidados de saúde primários.
A concorrência dos espaços saúde
A maior ameaça a esta categoria “é a concorrência de outros locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM), nomeadamente os designados espaços saúde que existem nas grandes superfícies essencialmente pela capacidade de comunicação em massa, a conveniência e pela perceção de menor preço”, salienta Gabriela Plácido, farmacêutica especialista em Farmácia Comunitária.
No entanto, segundo a farmacêutica, esta ameaça pode ser mitigada com “a implementação de um atendimento estruturado e diferenciador, muito centrado nas necessidades do utente e, no qual a orientação ou solução proposta seja percecionada como mais-valia”.
Leia o artigo completo ‘Gripes e Constipações: Abordagem multifacetada’ na revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO #380, edição de setembro, que irá receber em breve.