O mês de novembro começou de forma diferente para milhares de colaboradores europeus da McKesson. Parte das suas operações europeias, incluindo as portuguesas, pertencem agora ao grupo Phoenix.
O acordo, estabelecido em julho de 2021, inclui os negócios da McKesson em França, Itália, Bélgica, Eslovénia e Portugal, bem como a sede em Estugarda, o negócio alemão da Recucare GmbH, o centro de serviços partilhados na Lituânia e a participação minoritária na joint venture holandesa, Brocacef.
No que diz respeito aos restantes negócios europeus da McKesson Europe, como o Reino Unido, a Noruega, a Áustria e a Dinamarca, foram encontradas outras alternativas. O destaque vai para França e Itália, onde o Grupo Phoenix expande a sua atual oferta com esta transição. As atividades na Bélgica, Irlanda, Eslovénia e Portugal complementam o portfólio do grupo Phoenix com países nos quais ainda não estava presente.
No nosso país, a transição inclui a OCP Portugal, as Farmácias Holon e a empresa de comunicação Hollyfar, detentora de publicações na área da saúde, como as revistas Farmácia Distribuição e Viver Saudável, newsletters e portais informativos, como o Netfarma, o portal dos profissionais do setor farmacêutico.
“Com esta transação bem-sucedida, completamos a maior aquisição da história da empresa. Este passo importante também define o rumo para o futuro”, diz Sven Seidel, chief executive officer do grupo Phoenix, acrescentando: “Ter uma base geográfica e operacional mais ampla aproxima-nos ainda mais dos nossos clientes e pacientes. Usaremos a nossa posição fortalecida para trabalhar mais intensamente em cuidados de saúde seguros, confiáveis e orientados para o futuro para a população europeia”.
Segundo palavras de Rui Carrington, CEO da OCP Portugal, “a transição para o grupo Phoenix em nada afetará o normal funcionamento do negócio em Portugal”. Estamos convictos de que será uma mudança muito positiva para todos. Com esta transição, teremos novas praticas e novos mercados, que em muito irão enriquecer a forma como todos trabalhamos no setor”, assegura.
O grupo alemão passa a contemplar 29 países da Europa, com mais de 45.000 colaboradores, mais de 3.200 farmácias próprias e 17.000 farmácias associadas e com 224 centros de distribuição e pré-distribuição, tornando-se no líder da distribuição farmacêutica na Europa, assim como o maior operador de farmácias e fornecedor de serviços à Indústria Farmacêutica do Continente.