No passado dia 17 de fevereiro, realizou-se a 2ª edição da entrega de prémios da Lean & Green, representada no nosso país pela GS1 Portugal, bem como um Painel Debate sobre “Descarbonização das Cadeias de Valor e Economia Circular” em que participaram representantes das empresas premiadas.
A First Rule, a Nespresso, a Pantoja – Grupo Logístico e o Pingo Doce foram os premiados desta 2ª edição dos prémios Lean & Green.
No Painel de Debate, falou-se sobre a sustentabilidade, e que esta deixou de ser um conceito para passar a ser um fator indispensável ao sucesso das empresas, pois “o consumidor de hoje está pronto para deixar de comprar se vir que a empresa não aposta na sustentabilidade”, indicou Sofia Tavares, Costumer Care & Services Manager da Nestlé Nespresso Portugal.
As empresas acreditam que o próximo passo na descarbonização da cadeia de valor não poderá ser dado sozinho, será necessário apostar nas colaborações entre as empresas do setor.
Os presentes deixam, contudo, o alerta: “todos nós precisamos de mudanças ao nível político que impacte empresas e consumidores, para que se faça um melhor trabalho nesta área, mas de uma forma global e não apenas local”.
O Painel Debate foi precedido de apresentações de enquadramento. Na apresentação da responsabilidade da Presidente do GRACE, Margarida Couto, sobre “O Pacto Ecológico Europeu: eixos da sustentabilidade e dos negócios responsáveis”, falou sobre o objetivo de atingir a neutralidade carbónica em 2050. Margarida Coutoa sublinhou que a sustentabilidade já deixou de ser opção e que, hoje, é um tema que exerce, pelo menos, quatro forças sobre as empresas e a sua organização.
“Os colaboradores já não querem trabalhar numa empresa que não aposta na sustentabilidade ou não se preocupa com o planeta. Os consumidores estão cada vez mais atentos aos valores assumidos e praticados pelas empresas. Os financiadores já são cada vez menos recetivos a ajudar empresas que não pensem no longo prazo e os grandes compradores já exercem grande pressão sobre as empresas que estão na sua cadeia de fornecimento”, explicou.
O evento contou ainda com a presença de Marianne Timmons, Presidente Global da GS1 para Community Engagement, que com Francesca Poggiali, Responsável de Public Policy, reforçaram que “a indústria enfrenta um novo conjunto de desafios relacionados com a circularidade. Desafios esses que vão necessitar de um alinhamento local, uma linguagem comum e uma forte liderança. Como aconteceu antes, vamos novamente provar que os standards da GS1 estão prontos para responder às grandes necessidades globais”.