GSK adquire participação de 25% da unidade japonesa da Aspen 620

GSK adquire participação de 25% da unidade japonesa da Aspen

10 de outubro de 2014

A GlaxoSmithKline (GSK) vai ter uma participação na filial japonesa da Aspen Pharmacare Holding, no âmbito de uma aliança constituída para impulsionar as operações comerciais no país asiático, noticiou a agência “Bloomberg”.

A GSK vai transferir direitos de distribuição no Japão de alguns produtos para a unidade da Aspen, passando a deter uma participação de 25%, de acordo com um comunicado divulgado pela empresa sediada em Joanesburgo. A Aspen está à procura de um parceiro no Japão para aceder mais facilmente a este mercado de rápido crescimento, disse o presidente executivo, Stephen Saad, numa entrevista à “Bloomberg TV Africa”, no mês passado.

A Aspen está a expandir-se na Ásia, América Latina e na África subsariana, para explorar a procura crescente de medicamentos nessas regiões e compensar o crescimento mais lento do seu mercado nacional. A empresa, que fornece medicamentos a mais de 150 países, gastou no ano passado mais de 2 mil milhões de dólares na compra de ativos da GSK e da MSD para expandir o seu alcance geográfico.

A GSK procura novas fontes de receita para compensar o término da patente do Advair, o seu medicamento para a asma mais vendido. A empresa era proprietária de cerca de 19% da Aspen antes de reduzir sua participação em novembro.

A receita dos produtos distribuídos em nome da Aspen no Japão «aumentou significativamente» no ano contabilizado até junho, disse a GSK no mês passado. As vendas na região Ásia-Pacífico aumentaram 12%, para 8,5 mil milhões de rands, representando cerca de 27 % do total.