GSK e CureVac unem-se no desenvolvimento da próxima geração de vacinas para a Covid-19 591

A GSK – GlaxoSmithKline e a CureVac anunciaram uma nova colaboração, com base em parcerias prévias, para investir 150 milhões de euros no desenvolvimento conjunto de vacinas de mRNA de próxima geração para a Covid-19, com potencial para abordar múltiplas variantes emergentes numa única vacina.

A GSK, também, apoiará o fabrico de até 100 milhões de doses da vacina candidata Covid-19 da primeira geração do CureVac, CVnCoV, em 2021.

“Acreditamos que as vacinas da próxima geração serão cruciais na luta contínua contra a COVID-19. Esta nova colaboração baseia-se no relacionamento existente com a CureVac e significa que, juntos, combinaremos a nossa experiência científica em mRNA e desenvolvimento de vacinas para avançar e acelerar o desenvolvimento de novas vacinas candidatas para a Covid-19. Ao mesmo tempo, também apoiaremos a produção das vacinas de primeira geração da CureVac com o fabrico de 100 milhões de doses em 2021”, afirmou Emma Walmsley, CEO da GSK.

O objetivo do desenvolvimento deste conjunto de vacinas de mRNA de próxima geração para a Covid-19 é conferir uma proteção mais ampla contra as atuais variantes do SARS-CoV2 e permitir uma resposta rápida a novas variantes potencialmente emergentes no futuro. O programa de desenvolvimento terá início imediato, com vista à introdução da vacina em 2022, sujeito à aprovação regulamentar.

Esta colaboração tem como ponto de partida a vacina contra a Covid-19 de primeira geração da CureVac, a CVnCoV, que está, atualmente, a ser testada em ensaios clínicos de fase 2b / 3 e o conhecimento da CureVac na otimização do mRNA para desencadear uma forte resposta imune, na capacidade de fabrico e por proporcionar estabilidade em condições padrão de armazenamento a frio de 2-8 ° C para vacinas. A plataforma da CureVac está adaptada, exclusivamente, para conceber vacinas multivalentes com uma resposta imunológica equilibrada e uma baixa dose de mRNA.

Nas palavas de Franz-Werner Haas, CEO da CureVac: “Estamos muito satisfeitos em poder fortalecer a relação já estabelecida com a GSK com um novo acordo para o desenvolvimento conjunto de vacinas de próxima geração baseadas em mRNA, além da nossa atual candidata, a CVnCoV. Com o apoio e experiência comprovada da GSK em vacinas, ficamos preparados para enfrentar os desafios de saúde futuros com novas vacinas”.

Sob os termos do novo acordo de colaboração, a GSK será a detentora da autorização de comercialização da vacina de próxima geração contra a COVID-19, exceto na Suíça, e terá direitos exclusivos para desenvolver, fabricar e comercializar a vacina em todos os países, com exceção da Alemanha, Áustria e Suíça. A GSK fará um pagamento inicial de 75 milhões de euros e um pagamento adicional de 75 milhões de euros, mediante o cumprimento de metas específicas.