GSK elimina postos de trabalho nos EUA para reduzir custos 387

01 de dezembro de 2014

A GlaxoSmithKline (GSK) vai eliminar centenas de postos de trabalho, na sequência da implementação de um programa de redução de custos.

A farmacêutica britânica anunciou, aquando da divulgação dos resultados do quarto trimestre a 22 de outubro, que o novo esquema de reestruturação vai permitir a poupança de 1,56 mil milhões de dólares em custos anuais durante três anos

Segundo informações avançadas pela “Reuters”, os funcionários nos Estados Unidos, onde as vendas de medicamentos respiratórios têm diminuído, serão informados na quarta-feira sobre as mudanças, pela responsável da unidade norte- americana da GSK, Deirdre Connelly.

Um porta-voz da empresa rejeitou entrar em detalhes mas revelou que o objetivo do programa de reestruturação é melhorar o desempenho da empresa, reduzindo a complexidade e estabelecendo uma organização mais focada e de menor custo.

«Cada unidade do negócio está atualmente a decidir de que forma vai responder a este desafio. Quando tivermos propostas, iremos partilhá-las com os nossos trabalhadores», revelou a empresa num comunicado enviado por e-mail.

Os medicamentos para problemas respiratórios têm sido o negócio mais forte da GSK e o Advair, uma terapêutica para a asma e para a doença pulmonar crónica, tem sido o seu produto com mais vendas. Contudo, a comercialização do Advair está a diminuir nos EUA, e os novos medicamentos pulmonares, Breo e Anoro, estão a entrar lentamente no mercado.

O Advair foi atingido pela concorrência de terapêuticas rivais e por uma tendência crescente por parte das seguradoras de saúde dos EUA em usar táticas agressivas para levar as farmacêuticas a reduzir os preços dos produtos mais antigos.