A GSK e a Flagship Pioneering (Flagship) anunciaram o início de uma colaboração com o objetivo de descobrir e desenvolver um pipeline de futuros medicamentos e vacinas transformadoras, a começar pelas áreas respiratória e imunologia.
O acordo, segundo anunciaram as empresas em comunicado, reúne a experiência da GSK na área das ciências médicas e a sua capacidade de Investigação & Desenvolvimento com o ecossistema de empresas de inovação bioplataforma da Flagship, incluindo as suas novas tecnologias.
Inicialmente, o financiamento será de 150 milhões de dólares para apoiar uma fase de exploração destinada a identificar os ativos mais promissores, para posterior desenvolvimento.
A partir dessa pesquisa, a colaboração tem como objetivo identificar uma carteira de até dez novos medicamentos e vacinas a ser objeto de uma opção exclusiva da GSK para posterior desenvolvimento clínico. Nos termos do acordo, a Flagship e as suas empresas poderão receber até 720 milhões de dólares da GSK para desenvolvimento e marcos comerciais, bem como o financiamento pré-clínico e royalties, por cada programa adquirido.