Guia de referenciação para cuidados diferenciados é uma mais-valia na abordagem do doente asmático 495

O projeto One Page, que sistematiza toda a informação necessária para saber quando referenciar um doente asmático para cuidados diferenciados nesta área, resultou da troca de conhecimento e experiência de médicos de diferentes especialidades: Medicina Geral e Familiar, Imunoalergologia e Pneumologia e contou com o apoio da AstraZeneca.

De uma forma clara, o One Page agrega as principais recomendações na área da asma, pretendendo ser uma ferramenta tão abrangente quanto precisa. O documento versa três domínios essenciais na referenciação:

– Dúvidas no diagnóstico e situações particulares incluindo idade pediátrica, outras doenças alérgicas ou necessidade de exames diferenciados;

– Dificuldade em atingir o controlo ou sinais de gravidade na avaliação clínica;

– Questões relacionadas com o tratamento: da ausência de resposta às complicações/efeitos secundários.

O projeto One Page pretende ser uma ferramenta prática para a comunidade médica, com o objetivo último de melhorar a qualidade de vida das pessoas com asma.

Este projeto teve origem no programa Precision – uma iniciativa da AstraZeneca a nível global com o intuito de melhorar a gestão da asma grave e disponibilizar os melhores cuidados de saúde a estes doentes. Contou com os contributos do Dr. Rui Costa, especialista em Medicina Geral e Familiar, da Prof.ª Doutora Cristina Lopes Abreu e da Prof.ª Doutora Helena Pité, Imunoalergologistas, e do Dr. Nuno Pires, Pneumologista.

A distribuição do One Page: Guia de Referenciação na Asma será feita junto dos profissionais de saúde em diversas iniciativas formativas de divulgação e através de vários canais de comunicação, incluindo os da AstraZeneca, nomeadamente, o site SaudeFlix.pt.

Sobre a AstraZeneca

A AstraZeneca é uma companhia biofarmacêutica global orientada para a inovação, focada na investigação, no desenvolvimento e na comercialização de medicamentos para o tratamento de várias patologias, em três áreas-terapêuticas chave – Oncologia, Cardiovascular, Renal e Doenças Metabólicas e Respiratória & Imunológica. Opera em mais de 100 países e os seus medicamentos inovadores são utilizados por milhões de pessoas a nível mundial. Para mais informações visite www.astrazeneca.com e www.astrazeneca.pt.

PT-8906 aprovado em março de 2021