Um conjunto de seis agências de Health technology assessment bodies (HTA) aderiu ao grupo HAG (Heads of HTA Agencies Group), ultrapassando a marca de 30 entidades.
São oriundas de cinco países (Bulgária, Dinamarca, Hungria, Letónia e Lituânia) e juntas contribuem para um total de 32 entidades aderentes. São mais 12 do que aquelas que começaram o projeto, em setembro de 2021.
“Todos os novos membros trazem uma riqueza de expertise, conhecimento e experiência e apoiam o objetivo do HAG de ser um grupo inclusivo e representativo”, lê-se em comunicado.
O próximo encontro do HAG acontece a 12 de janeiro, em Lisboa, pela mão do Infarmed. Rui Santos, presidente do grupo de chefes das agências HTA, exaltou as recentes entradas na equipa. “Temos o prazer de dar as boas-vindas aos nossos novos parceiros nórdicos, bálticos e orientais ao HAG. A rápida expansão do HAG é uma prova do desejo das agências HTA em toda a Europa de cooperar em áreas de interesse mútuo vital”, explicou.
“Enquanto apoiamos a Comissão Europeia com a implementação do Regulamento HTA, todos os nossos membros, antigos e novos, permanecem firmes no seu compromisso de trabalhar juntos para promover a colaboração estratégica em HTA”, disse ainda o responsável em comunicado.
Conheça as novas entidades aderentes:
- Danish Health Technology Council (Dinamarca),
- Danish Medicines Council (Dinamarca),
- National Council on Prices and Reimbursement of Medicinal Products (Bulgária),
- National Institute of Pharmacy and Nutrition (Hungria),
- State Medicines Control Agency under the Ministry of Health of the Republic of Lithuania (Lituânia),
- State Agency of Medicines of the Republic of Latvia (Letónia).