O Health Cluster Portugal (HCP), sob a marca Health Portugal, apresentou o Plano de Internacionalização para 2025, com o objetivo de facilitar a expansão e o contacto das empresas portuguesas da área da saúde com mercados internacionais e fortalecer a marca e o setor, globalmente.
Este plano inclui, como explicado em comunicado, a participação nas mais relevantes feiras e iniciativas desta área, com destaque para uma maior presença no Médio Oriente, região que tem, atualmente, um crescimento no setor de cerca de 12% ao ano, e apresenta uma localização estratégica que potencia o acesso a mercados emergentes, nomeadamente ao asiático.
Neste sentido, a HCP explica que a Arab Health é o maior evento comercial de saúde do Médio Oriente e um dos maiores do mundo, destacando-se pela abordagem abrangente do setor, oferta alargada em inovação tecnológica, e oportunidades de networking e de realização de negócio, sendo a missão da Health Portugal “disponibilizar às empresas da saúde a oportunidade de darem a conhecer os seus produtos e serviços num dos mercados mais atrativos, bem como estabelecer contactos com entidades locais com vista à promoção do ecossistema nacional de inovação em saúde”.
Outro evento de destaque é a Global Health Exhibition, em Riade, Arábia Saudita, entre os dias 21 e 23 de outubro do próximo ano. Uma plataforma para apresentação de produtos e serviços num mercado em expansão como o saudita, que oferece grandes oportunidades de negócio.
Na Europa, o plano de internacionalização passa pela presença:
– Na edição de primavera da BIO-Europe, a BioEurope Spring, de 17 a 19 de março, em Milão, Itália;
– Na DMEA, o evento líder na Europa em digitalização da saúde, entre os dias 8 e 10 de abril em Berlim, Alemanha;
– Na área da digitalização em saúde, na HIMSS25 – European Health Conference & Exhibition, em Paris, França, de 10 a 12 de junho. Este evento reúne diferentes players do setor, como representantes de governos e agências reguladoras, gestores hospitalares, profissionais de saúde, fornecedores e pagadores de tecnologia, consultores e investigadores;
– Na MEDICA – Medical Technology & Healthcare, em Dusseldorf, na Alemanha, entre os dias 17 e 20 de novembro.
Mais informações sobre o Plano de Internacionalização 2025 disponíveis aqui.