O Fórum Hospital do Futuro, em parceria com a Devscope, a Glintt, a GS1 Portugal, Novartis, Sectra e a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, organiza a primeira edição do Health Data Forum, em formato digital, e com possibilidade de participação gratuita em live stream. O fórum, que tem como objetivo trazer à reflexão perspetivas de diferentes profissionais para a área da saúde, contará com a participação de Jamila Madeira, Secretária de Estado Adjunta e da Saúde; de André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital; bem como da Secretária Regional da Saúde do Governo Regional dos Açores, Teresa Luciano.
“Como pode a big data capacitar médicos, pacientes e autoridades de saúde para desenvolver um melhor acesso às terapêuticas e melhorar os cuidados prestados aos doentes?” será o mote do Health Data Forum, que decorre nos próximos dias 7 e 8 de maio, em suporte digital, com a possibilidade de participação gratuita, através de transmissões em direto, no Facebook e no Youtube, de diferentes painéis do fórum.
O evento organizado pelo Fórum Hospital do Futuro, em parceria com a Glintt, Devscope, GS1 Portugal, a Sectra e a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, contará com a participação de especialistas na área da saúde e representantes de entidades públicas nacionais, entre as quais Jamila Madeira, Secretária de Estado Adjunta e da Saúde; Rui Ivo, Presidente do INFARMED; André Aragão, Secretário de Estado para a Transformação Digital; Adalberto Campos Fernandes, ex-Ministro da Saúde; e Luís Goes Pinheiro, Presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
O Health Data Forum decorrerá ao longo de dois dias, permitindo a participação em vários painéis de especialistas, sessões de perguntas e respostas e formatos de partilha de ideias entre os participantes.
O primeiro dia – 7 de maio – contará com o discurso de abertura de Luís Goes Pinheiro, presidente do SPMS, seguido da intervenção da Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira. A primeira apresentação do dia, com duração de 20 minutos, incidirá sobre o tema: “Imagens e diagnósticos mais precisos para um atendimento personalizado” com a participação de Augusto Ernesto Ittig, presidente do RISAD; Ebba Carbonnier, portfolio manager da Swelife e do médico cirurgião Rafael J. Grossman.
Segue-se o painel intitulado: “Permitir a colaboração dentro e entre diferentes sistemas de saúde”, com a discussão entre Jaime Quesado, economista; Miguel Castro Neto, Professor Auxiliar e Subdirector da NOVA Information Management School e Patrícia Calado, Membro do Conselho da Agência de Pesquisa Clínica e Inovação Biomédica.
Durante o dia será, ainda, possível assistir a um momento de discussão de ideias, no Health Data Ideas Lab, subordinado ao tema: “Combater o Covid-19 com aplicações móveis: até onde podemos ir?”. O tema do Health Data Ideas Lab será enquadrado por intervenções do Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, Eng.º Lino Santos, e de Domingos Pereira, membro do SPMS. O primeiro dia de debate será encerrado pelo ex-Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.
No dia 8 de maio, os trabalhos têm início pelas 8h00, com sessões de abertura de André Aragão, Secretário de Estado para a Transição Digital, Alexandra Lourenço, Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares e Ioana-Maria Gligor, Chefe da Unidade das Redes Europeias de Referência e Saúde Digital da Comissão Europeia.
O primeiro painel debate tem como tema: “Terapias sob medida e adesão do paciente” com o contributo de Astrid Vicente, investigadora sénior do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge; Lars Montelius, Diretor-Geral do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e Paulo Gonçalves, Vice-Presidente do SPEM.
Segue-se o painel “Dados de Saúde e desempenho hospitalar”, com a participação de Gabriel Coimbra, vice-presidente e country manager da IDC Portugal; Gerard de Bourbon, membro do Conselho Consultivo da INL e Joaquim Cunha, Diretor Executivo do Health Cluster Portugal. O encerramento da sessão será da responsabilidade de Rui Santos Ivo, presidente do INFARMED.
O evento contará, também, com momentos de reflexão em grupo, no Knowledge Café, onde é possível partilhar ideias e aprofundar alguns dos temas em debate no fórum.
Para assistir ao Health Data Forum é necessária inscrição prévia, havendo a possibilidade de assistir gratuitamente às transmissões ao vivo no Facebook e no Youtube do evento.
Agenda:
Health Data Forum
– Quinta-feira, 7 de maio, das 15h00 às 18h00
– Sexta-feira, 8 de maio, das 8h00 às 12h00