Ao longo do ano a marca Health Portugal, promovida pelo Health Cluster Portugal (HCP), exibiu fora do país mais de 500 produtos portugueses de quase duas centenas de empresas nacionais.
A participação da marca, durante este ano, em quatro das mais relevantes feiras e exposições de impacto global – como a Arab Health, no Dubai; a HIMSS24, em Roma, a MEDICA, em Dusseldorf, e a Bio-Europe, em Estocolmo – permitiu a promoção de negócios à escala europeia e o contacto com outros ecossistemas da saúde internacionais.
“Para 2025, o Health Cluster Portugal, através da marca Health Portugal, pretende dar continuidade a este esforço de expansão e internacionalização de produtos e serviços portugueses, de potenciar oportunidades de networking e de capacitação, e de realização de negócio a nível global”, refere Joaquim Cunha, diretor executivo do Health Cluster Portugal, em comunicado.
Em Portugal
Já no nosso país, o HCP organizou uma conferência de âmbito internacional, a Innovating Health Together Conference (IHTC), que recebeu mais de 600 participantes de 30 nacionalidades. Envolvendo mais de 60 oradores serviu ainda de palco a mais de 100 reuniões. Nos dois dias em que decorreu a iniciativa, estiveram presentes mais de 15 startups que desenvolvem produtos e serviços no âmbito das tecnologias da saúde.
No que respeita à promoção e partilha de conhecimento, a marca promoveu sete webinars internacionais, no âmbito da iniciativa Join Health, que contaram com a participação de mais de 300 participantes.
A agenda mobilizadora
Outro dos projetos de destaque em 2024 é a Agenda Mobilizadora Health from Portugal (HfPT), liderada pela Prologica e dinamizada pelo Health Cluster Portugal, que está a desenvolver mais de 99 novos produtos e serviços. Apoiada no âmbito no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a Health from Portugal, que tem como um dos seus projetos horizontais, a dinamização e promoção internacional da marca Health Portugal, reúne 88 parceiros e tem um investimento total de 90 milhões de euros. Tem a sua conclusão prevista para dezembro de 2025.