A Heart2Save e a Suunto lançou um produto que permite identificar a fibrilação auricular. O novo produto foi apresentado durante o 27º Congresso Nórdico-Báltico de Cardiologia (NBCC), que ocorreu na Finlândia, entre os dias 10 e 12 de junho.
A fibrilação auricular ou fibrilhação auricular é um ritmo cardíaco anormal caracterizado por batimentos rápidos e irregulares. A fibrilação auricular aumenta o risco de um derrame com até cinco vezes e causa não menos que 40% de derrames cerebrais.
O serviço de análise AiVoni do Heart2Save foi combinado com o sensor Movesense da Suunto, e assim foi criado um dispositivo com o qual o utilizador pode identificar a arritmia cardíaca em qualquer lugar, a qualquer momento.
O serviço AiVoni foi desenvolvido em cooperação com os consumidores do grupo de risco, lares de idosos, a Associação Finlandesa do Coração e cardiologistas e neurologistas.
Quando o utilizador mede o ECG, o Serviço de Análise da AiVoni analisa o ECG para determinar se há uma fibrilação auricular potencialmente perigosa ou inofensiva. A medição também gera uma tira de ECG normal que facilita a análise ou a apresentação do resultado junto de um médico, se tal for necessário.
O Heart2Save pretende ainda desenvolver uma solução que monitoriza continuamente o ritmo cardíaco e alerta quando há suspeita de fibrilação auricular, para que o utilizador possa fazer um ECG e procurar ajuda para garantir um diagnóstico.
O dispositivo da Heart2Save está na fase final de aprovação.