O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, reuniu com um grupo de jovens farmacêuticos que quiseram transmitir “as expetativas e preocupações sobre o programa formativo da Residência Farmacêutica”. Os jovens iniciaram a Residência nos primeiros dias de 2023.
Segundo a OF, em comunicado, “o bastonário reconhece que a Residência Farmacêutica é um novo desafio para os jovens farmacêuticos, que abre perspetivas de exercício e especialização nas áreas das Análises Clínicas, Farmácia Hospitalar e Genética Humana”.
“Sublinhou também o desafio que representa para os serviços e unidades hospitalares e também para própria OF, envolvida, por exemplo, na emissão de pareceres relativos ao reconhecimento das idoneidades formativas e na regulamentação do programa formativo das diferentes áreas”, lê-se ainda.
Helder Mota Filipe apelou ainda ao envolvimento e participação dos jovens farmacêuticos em ações de apoio e também de esclarecimento a todos os profissionais que colocam a hipótese de uma especialização através da Residência Farmacêutica, pedindo ainda que identificam pontos do processo em que possam existir melhorias.