Helder Mota Filipe visitou o INSA para mostrar que Análises Clínicas e Genética Humana são áreas estratégicas 357

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) iniciou um conjunto de visitas a laboratórios de análises clínicas privados e a serviços de patologia clínica de vários hospitais no continente e nas regiões autónomas para mostrar que as Análises Clínicas e a Genética Humana são áreas estratégicas da profissão, com especial relevo no âmbito da Saúde Pública.

A primeira visita, segundo o noticiado no portal da OF, foi ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa, para contactar com a equipa de farmacêuticos que integra os quadros do laboratório nacional de referência para a área da Saúde e assinalar a diferenciação e qualificações destes profissionais.

O bastonário da OF, Helder Mota Filipe, fez-se acompanhar por Rui Pinto, membro da Direção Nacional, e por Leonor Correia, presidente do Conselho do Colégio de Especialidade de Análises Clínicas e de Genética Humana, tendo a comitiva sido recebida pelo presidente da instituição, Fernando Almeida.

Numa reunião com o responsável máximo do INSA e os coordenadores de todos os departamentos do instituto, Helder Mota Filipe enquadrou e explicou a estratégia da OF para as áreas das Análises Clínicas e da Genética Humana, que acolhe vários farmacêuticos especialistas nas duas áreas, além de umas dezenas de farmacêuticos residentes, que escolheram o INSA para realização do seu percurso formativo conducente à especialização.

O bastonário sublinhou a importância da renovação geracional numa área em que o número de farmacêuticos em exercício tem diminuído gradualmente. “Temos de inverter esta tendência e evidenciar as qualificações dos farmacêuticos que seguem a sua atividade na área laboratorial, seja nas Análises Clínicas ou na área da Genética Humana”, declarou, ainda segundo o portal da OF.

No final da visita, Helder Mota Filipe esteve reunido com todos os farmacêuticos que integram os quadros do INSA, num momento de partilha de experiências e informações sobre a realidade do exercício farmacêutico em duas áreas estratégicas da profissão.

Durante o dia de hoje (23), prosseguem as visitas aos Serviços de Patologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário de São João e do Centro Hospitalar Universitário de Santo António, ambos no Porto.