Hepatite C: Hospitais ainda não receberam comparticipação do Governo 260

Hepatite C: Hospitais ainda não receberam comparticipação do Governo

07 de Maio de 2015

A presidente da Associação dos Administradores Hospitalares (APAH) revelou que os hospitais ainda não receberam qualquer comparticipação por parte do Governo relativamente aos tratamentos inovadores para a hepatite C.

Marta Temido classificou a situação de insustentável, lembrando, durante conferência “Investimento & Inovação na Saúde: Promessas e Desafios” do Ciclo Saber Investir Saber Inovar 2015, promovida pela APIFARMA, que os tratamentos dos doentes com hepatite C está há dois meses a ser financiado em exclusivo pelos hospitais.

«Os hospitais ainda não conseguiram ter reforços financeiros para o pagamento dos medicamentos dos doentes que estão em tratamento. Neste momento há três mil doentes em tratamento, mas não houve reforço orçamental, embora esteja previsto», denunciou.

A presidente da Associação dos Administradores Hospitalares (APAH) garante que esta situação está a provocar constrangimentos financeiros aos hospitais. «Coloca dificuldades diárias. Uma vez mais os administradores hospitalares estão a assinar despesas sem cabimento porque foram assumidos compromissos», afirmou Marta Temido, citada pela “TSF”.