Chegou o momento mais ansiado há meses! Hoje é o dia da gala dos Prémios Almofariz 2024, é o dia em que o setor ficará a conhecer quem, que produtos, que laboratórios, que farmácias e que projetos se destacaram durante 2023.
A cerimónia, que acontece, a partir das 22h, no Casino Estoril, reveste-se (ainda mais) de importância, no sentido em que os Almofariz comemoram 30 anos.
Ao longo das últimas semanas, o NETFARMA publicou vários artigos sobre a origem, a evolução, o futuro e a relevância daqueles que são os prémios com maior notoriedade no setor farmacêutico, premiando as iniciativas e a inovação da Indústria Farmacêutica, mas também os farmacêuticos e os seus projetos mais relevantes.
Se ainda não sabe tudo sobre os Almofariz, aproveite e conheça a história dos prémios que refletem e fazem parte da história do setor farmacêutico.
A Origem: A audácia da FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO
A primeira gala dos Prémios Almofariz, em meados dos idos anos 90, ficou marcada por ser uma inovação na área da Farmácia, já que nunca se tinha feito algo do género.
O NETFARMA falou com Beatriz Caeiro, vencedora de vários prémios Almofariz e atualmente managing director da Cencora Pharmalex, António Hipólito de Aguiar, que participou na génese do prémios, farmacêutico (até 2022) e agora médico, e João Barros, ex-diretor da FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO e da MARKETING FARMACÊUTICO, para fazerem uma viagem ao passado e nos contarem como tudo aconteceu.
A Evolução: O seu crescimento “tornou-se numa inevitabilidade”
Os Almofariz, como sintetiza Henrique Silva, “são os prémios que dão voz aos farmacêuticos, através das suas escolhas (votações), premiando a inovação e as parcerias com a Indústria Farmacêutica. E, ao mesmo tempo, distinguem os seus projetos, as suas equipas e as figuras que mais contribuem para a dignificação desta atividade profissional, a cada ano”.
O NETFARMA falou com João Silveira, antigo bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF) e figura iminente do setor, Henrique Silva, que participou na criação da identidade dos prémios Almofariz, durante 23 anos, e Rita Lopes, coordenadora da FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO e FARMÁCIA CLÍNICA, que fizeram uma viagem ao passado e uma reflexão sobre o presente dos Prémios Almofariz.
O Futuro: Jovens farmacêuticos sugerem novas categorias para os prémios do setor
Para fazer uma reflexão sobre o futuro dos Prémios Almofariz, o NETFARMA falou com Lucas Chambel, presidente da direção da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF), com Maria Rita Fonseca, presidente da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) e com Paulo Silva, diretor da FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO.
A Relevância: “São tanto uma fonte de inspiração quanto um objetivo aspiracional”
No ano em que celebram o seu 30.º aniversário, o NETFARMA falou com algumas personalidades do setor para perceber a relevância do evento que celebra a Farmácia, os Farmacêuticos e os vários projetos que são desenvolvidos na área.