Hospitais da região Centro criam rede de assistência para AVC 04 de Setembro de 2015 A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) anunciou ontem que todos os hospitais da região têm a funcionar, desde agosto, um projeto que articula, em rede, as unidades de assistência aos Acidentes Vasculares Cerebral (AVC).
Segundo o presidente José Tereso, citado num comunicado da ARSC, «a articulação entre as unidades melhora a comunicação inter-hospitalar, promovendo maior eficácia e eficiência na assistência e tratamento do doente com AVC, que continua a ser a principal causa de morte em Portugal».
«O projeto, que registou uma adesão espontânea dos hospitais, e que conta com a parceria do INEM, cria uma rede de cuidados muito importante que permite, por exemplo, através da teleconsulta, fazer a avaliação do doente, a análise partilhada de exames complementares de diagnóstico e a partilha da decisão na transferência do doente para uma unidade de AVC mais diferenciada, onde é possível a terapêutica cirúrgica», explica a nota, citada pela “Lusa”.
O presidente da ARSC considera que a rede de hospitais com unidades de AVC na região Centro é «um desafio que, com a dedicação e esforço dos profissionais envolvidos, está a avançar».
O projeto, adiantou, permite otimizar meios já existentes, exigindo pequenos investimentos a nível da teleconsulta, que serão reforçados com a distribuição de seis webcam pelos hospitais presentes.
No comunicado, a ARSC informa que na quarta-feira decorreu uma reunião que reavaliou a rede regional e que, em outubro, se volta a realizar outra sessão com o mesmo objetivo. |