Hospitais de Coimbra desenvolvem parcerias internacionais 537

15 de Julho de 2015

A participação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra em redes internacionais permite «alavancar a melhoria dos serviços que presta aos doentes», chegar a mercados do centro da Europa e «impulsionar a economia regional», disse ontem a sua administração.

 

Em declarações à agência “Lusa”, a propósito da participação portuguesa na conferência sobre economia da saúde, a realizar quarta e quinta-feira, em Rostock, na Alemanha, através da Centro PT Health Alliance, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), José Martins Nunes, enalteceu ainda o facto de estas parcerias potenciarem novas oportunidades científicas e de formação dos profissionais.

 

«Vejamos que o CHUC e a Universidade [de Coimbra] já participam em parceria em vários consórcios internacionais, como o EIT Health ou o Ageing@Coimbra. Este tipo de iniciativas está alinhado com a nossa candidatura ao M8 Alliance – rede colaborativa de instituições académicas da área da saúde com 18 membros de 13 países, com enorme relevo na translação de conhecimento e influência nas políticas de saúde desenhadas a nível global», disse à agência “Lusa” José Martins Nunes.

 

O presidente do Conselho de Administração (CA) do CHUC também explicou que a «participação da Centro PT Health Alliance na maior conferência alemã de economia da saúde impulsionará o desenvolvimento de parcerias estratégicas com hospitais universitários, empresas prestadores de cuidados, empresas tecnológicas de base “saúde” e universidades da mais desenvolvida economia europeia».

 

Estas parcerias, reforçou Martins Nunes, «resultarão em consórcios internacionais científicos e outros, e uma melhor colocação de conhecimento científico e tecnológico com valor, produzidos em Coimbra e na Região Centro, nos mercados do centro da Europa».

 

«O CHUC pertence a um ecossistema regional de inovação único, ímpar nas suas potencialidades de inovação. A união entre todos os parceiros necessários à criação de inovação coexiste na região. Repare que, entre outros, a região conta com um dos mais diferenciados prestadores de cuidados de saúde europeus (o CHUC), uma universidade de referência internacional, uma das mais dinâmicas incubadoras europeias (Instituto Pedro Nunes) e o maior parque biotecnológico nacional (Biocant, em Cantanhede)».

 

Apesar de a prioridade ser «inequivocamente» a prestação de cuidados aos doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), compete igualmente ao CHUC dar «“conforto” às iniciativas dos seus hospitais públicos e privados para a prestação de cuidados de saúde a clientes internacionais, turbinando o conhecimento e podendo garantir uma medicina altamente diferenciada e de alta complexidade com os seus centros de referência internacionais. Tal permite a divulgação internacional, o desenvolvimento e o crescimento de toda a cadeia de valor na região».

 

A fusão dos vários hospitais de Coimbra, ainda de acordo com Martins Nunes, permitiu um ganho de escala, consolidando a posição do CHUC na «liderança de ensaios clínicos em Portugal», além de ter garantido «capacidade de resposta adicional e disponível para as grandes CRO’s (Contract Research Organization) internacionais e para as grandes farmacêuticas de inovação, o que também significa, por esse lado, o acesso dos nossos doentes às terapêuticas mais inovadoras».

 

O Centro PT Health Alliance é uma estrutura suportada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que engloba hospitais, universidades, parques tecnológicos, Administração Regional de Saúde, Turismo do Centro, Ageing @Coimbra e várias empresas.