Hospital de Gaia recebe novos equipamentos para área Materno-Infantil 721

Hospital de Gaia recebe novos equipamentos para área Materno-Infantil

14 de Maio de 2015

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho vai receber 125 mil euros em novos equipamentos para o Departamento Materno-Infantil, fruto de um protocolo de colaboração com a fundação EDP a assinar hoje.

Os 11 novos equipamentos irão permitir melhorar os meios do Departamento Materno-Infantil do centro hospitalar «assim contribuindo para a significativa melhoria dos serviços» prestados, disse ontem à “Lusa” o presidente do conselho de administração.

Para Silvério Cordeiro, esta doação «representa também o reconhecimento do importante papel que o Centro Hospitalar desempenha na comunidade que serve».

Do protocolo de doação de equipamentos, que representam cerca de 125 mil euros, fazem parte um aparelho para eletroencefalograma, um ventilador neonatal e três monitores de sinais vitais para neonatologia e dois espirómetros, um monitor transcutâneo e um aparelho de estudo do sono para pediatria.

Para obstetrícia seguirão um ecógrafo com sonda abdominal e um laser de fetoscopia, equipamento este «vai permitir a implementação de uma técnica nova que até hoje este Centro Hospitalar não realizava», destacou o responsável.

«Quanto aos restantes equipamentos, estes vêm reforçar a nossa capacidade instalada aumentando a disponibilidade na prestação de cuidados», acrescentou.

Silvério Cordeiro recordou que naquela unidade de saúde que serve mais de 300 mil utentes são realizados anualmente cerca de 1.700 partos, 1.300 diagnósticos pré-natais e 580 tratamentos de reprodução medicamente assistida.

O protocolo a ser assinado quinta-feira faz parte do Programa de Apoio Pediátrico da fundação EDP que considerou «prioritárias» e com «relevância médica e social» as necessidades do centro hospitalar de Gaia

A cerimónia de doação dos equipamentos está marcada para as 11:00 no salão nobre do centro hospitalar e conta com a presença do secretário de Estado da Saúde.