Hospital Garcia de Orta: Teresa Luciano nomeada presidente do conselho de administração 2100

O Governo nomeou uma nova administração para o Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, no distrito de Setúbal, que será presidida pela farmacêutica Maria Teresa Luciano.

De acordo com informações disponíveis no site da Ordem dos Farmacêuticos, Teresa Luciano, licenciada pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, já exerceu os cargos de secretária regional da Saúde dos Açores, presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, vogal do conselho de administração do Centro Hospitalar do Algarve, e diretora executiva dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Oeste Norte e da Amadora.

Segundo um despacho a que a agência Lusa teve acesso e que aguarda publicação, o hospital terá como diretor clínico Henrique Neves dos Santos e como vogais executivos da administração Tiago Mendes e Patrícia Ataíde. A nova enfermeira diretora será Maria Paula Franco.

A presidente da administração e o vogal Tiago Mendes ficam autorizados a exercer a atividade de docência em estabelecimentos de ensino superior público ou de interesse público, devendo a acumulação de funções serem exercidas em horário e de forma a não colidir com o exercício das funções para as quais estão a ser designados.

Os atuais membros do conselho de administração do HGO cessaram o respetivo mandato em 31 de dezembro de 2021, pelo que é agora nomeada nova equipa para um mandato de três anos. A equipa anterior era presidida por Luís Amaro, que morreu em julho.