Hospital Lusíadas Lisboa prepara irmãos mais velhos para chegada de recém-nascidos 791

Todos os irmãos vão poder antecipadamente conhecer o percurso da mãe desde que entra no Hospital Lusíadas Lisboa até ao momento em que se encontram com o novo membro da família. O projeto, que inclui uma visita centrada no papel do irmão mais velho e uma componente prática de preparação para a chegada do bebé, tem como grande pilar a redução da ansiedade dos futuros pais.

Esta visita, que se repete todos os meses, inclui a passagem pelo bloco de partos e pelo internamento de obstetrícia. Para além de dar a conhecer aos pais e crianças o espaço físico e algumas rotinas da Maternidade, são também utilizados os bonecos da preparação para o parto para ensinar a mudar a fralda, a vestir e despir o bebé, a dar colo, entre outros.

“Reduzir a ansiedade dos pais que já têm um ou mais filhos e incluir os irmãos mais velhos no importante momento que se avizinha para toda a família foi o ponto de partida para este projeto inovador. Com esta iniciativa, vamos tranquilizar os futuros pais e envolver as crianças no processo que antecede a chegada do irmão mais novo, preparando-os para o desafio que é ter um recém-nascido em casa. O projeto já arrancou com uma primeira sessão, que contou com a participação de 12 crianças, e foi um sucesso”, adianta Bruno Matos, Enfermeiro Diretor do Hospital Lusíadas Lisboa.

No final de cada visita, todas as crianças são galardoadas com um diploma que lhes confere a aptidão para exercer o papel de irmão mais velho.