A Humanos, uma empresa de saúde digital que criou uma plataforma pioneira baseada em API (Application Programming Interface) que elimina a dificuldade na partilha de dados pessoais entre diferentes entidades, é a vencedora da 9.ª edição do STEM4Health, evento organizado pela Bayer, com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (AHK Portugal), decorreu no dia 22 de maio, no escritório da Bayer (WTC).
O tema desta edição é Wellness: start-up yourself com o objetivo de realçar a importância do bem-estar físico e mental. A startup vencedora teve como 1.º prémio de mentoria Bayer com Marco Dietrich (managing director Bayer Portugal) e Henrique Anneia (digital lead Bayer Pharma Spain). O 2.º prémio, uma mentoria com Zollhof (German Tech Incubator and one of Europe’s Leading Start-up Hubs), foi atribuído à Visible Sports, que está a construir um mercado que conecta aqueles que querem praticar desporto com aqueles que o oferecem. A Mentoria Bayer tem duração de 12 meses, enquanto a Mentoria não Bayer é apenas uma sessão de 2h. As sessões serão presenciais e remotas.
Os restantes participantes tiveram oportunidade de apresentar os seus projetos após a intervenção de Fernando Fraga, head of growth & acceleration da Startup Portugal:
- A Neroes desenvolveu uma forma revolucionária de treinar o cérebro ao jogar na sua plataforma de treino mental, para transformar as habilidades desportivas;
- A Wisify Tech Solutions tem como objetivo capacitar profissionais de saúde, especialistas desportivos e nutricionistas com ferramentas de ponta para avaliação nutricional, antropométrica, física, triagem e prescrição;
- A Ovantis é uma empresa especializada em soluções, serviços e dispositivos de tecnologia da informação em saúde (HIT).
“A Bayer volta a lançar o STEM4Health, que tem sido um sucesso, ano após ano. Para nós, é um orgulho enorme fazer parte desta iniciativa que incentiva startups a trazer novas soluções para a área da saúde, sendo a edição deste ano mais direcionada para o bem-estar físico e mental. É também uma forma de partilhar conhecimento à volta deste tema e, essencialmente, contribuir para o desenvolvimento destas novas empresas que estão agora a começar o seu percurso no mercado português e internacional”, afirma, em comunicado, Marco Dietrich, managing director & country division head pharma of Bayer Portugal.
Todos os projetos foram avaliados por um júri composto por elementos internos da Bayer e por elementos externos ligados ao setor da saúde, tecnologia e inovação. Os três elementos da Bayer são Marco Dietrich, José Faria Machado (communication manager Bayer Portugal) e Raquel David (head of marketing and sales operations Bayer Portugal). Os três elementos externos são Jan Thorsten Kötschau (executive director AHK Portugal), Daniela Seixas (co-founder Tonic App), Maria Raimundo (freelance consultant), Raquel Araújo (innovation manager at Learning Health do Hospital da Luz, Lisboa).
A comunidade STEM4Health Lisbon foi criada em outubro de 2016 e atualmente está presente em cerca de 20 cidades em todo o mundo, sendo apoiado pelo programa de aceleração de startups da Bayer: G4A. Foi o sucesso desta primeira edição que permitiu que a Bayer Portugal promovesse este evento anualmente.