No próximo dia 18 de junho, o Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, recebe a II Edição da Convenção Nacional da Saúde 2019.
A Convenção conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, e pretende ser uma plataforma permanente de diálogo, nascida do consenso de todos os parceiros envolvidos e do compromisso com a Saúde dos portugueses.
A Conferência deste ano está subordinada ao tema “A Agenda da Saúde para o Cidadão” pretende debater temas como a centralidade do cidadão e do doente no sistema de saúde, o estatuto do cuidador informal, a igualdade de acesso a cuidados de saúde, a prevenção, a literacia em saúde, o impacto da doença na economia, entre outros.
Presenças confirmadas estão António Correia de Campos e Paulo Portas, que irão apresentar as suas visões para a Saúde, na sessão sobre “Duas Visões sobre o Futuro e a Saúde”.
Quem também está confirmada é a presença da ministra da Saúde, Marta Temido.
Neste momento são mais de 140 os parceiros comprometidos com a “Agenda da Saúde para a Década”, entre os quais sete ordens de profissionais da Saúde, 24 instituições públicas de Saúde, 14 associações profissionais, oito instituições do sector social e 16 associações sectoriais da área da Saúde.
Os resultados dos trabalhos da Convenção de 2019 serão incluídos na “Agenda da Saúde para a Década”, documento consensualizado no encontro do ano passado e que reúne as principais conclusões e propostas, apontando caminhos para o futuro sustentável da Saúde em Portugal.
A Convenção Nacional da Saúde nasceu em Abril de 2018 assumindo-se como uma plataforma permanente de diálogo entre os parceiros da Saúde e todos os cidadãos, reunindo inúmeras entidades do sector público, privado e social que actuam na área da Saúde em Portugal.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.