Indústria Farmacêutica contribui com 200 milhões de euros para a sustentabilidade do SNS 393

Indústria Farmacêutica contribui com 200 milhões de euros para a sustentabilidade do SNS

16 de Março de 2016

A Indústria Farmacêutica assinou ontem um acordo com o Ministério da Saúde, em que se compromete a contribuir com 200 milhões de euros para controlar a despesa pública com medicamentos durante o ano de 2016.

O acordo, que pretende «contribuir para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), garantir o acesso ao medicamento e reforçar as condições de atratividade para o investimento em Portugal», prevê uma despesa pública com medicamentos de 2.000 milhões de euros, avançou o Ministério da Saúde, em comunicado.

Na assinatura do documento, estiveram presentes o ministro da Saúde, o presidente do INFARMED e o presidente da APIFARMA.

Para o presidente da APIFARMA, João Almeida Lopes, «este acordo é virtuoso porque abre caminho a que o investimento na Saúde passe a ser compatível com as necessidades das populações e com o nível de crescimento económico que Portugal anseia e precisa», lê-se num comunicado enviado pela APIFARMA.

Adalberto Campos Fernandes observou que «este acordo tem uma visão diferente relativamente a outros assinados no passado, pois assume que a Indústria Farmacêutica faz falta à economia e é essencial para garantir o acesso à Saúde» ao investir em Investigação e Desenvolvimento, cita o mesmo comunicado.