O constrangimento no sistema informático do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) verificado esta manhã está resolvido, anunciou o INEM, adiantando que está a investigar a origem do problema.
O INEM adianta, num comunicado a que a Lusa teve acesso, que o problema no sistema informático ocorreu entre as 09:30 e as 12:00 e “não afetou o atendimento, a triagem nem o acionamento de meios de emergência”.
“Ainda assim, o INEM reforçou de imediato o número de trabalhadores no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para garantir que nenhuma situação ficasse por atender”, acrescenta.
Segundo a Comissão de Trabalhadores do Instituto Nacional de Emergência Médica, a falha nos sistemas informáticos do INEM abrangeu os quatro Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.
Organizações alertam para constrangimentos no sistema informático do INEM
Os profissionais do INEM, como salientado em comunicado, “acorreram de forma célere, de modo a reforçar as equipas que já se encontravam escaladas para os CODU e no momento a informação que dispomos é que não existem chamadas em espera e estão a ser envidados todos os esforços para repor o normal funcionamento dos serviços”.