INFARMED alerta para a necessidade de garantir acesso a medicamentos inovadores 302

07 de Maio de 2015

Eurico Casto Alves, presidente do INFARMED, acredita ser necessário implementar algumas mudanças no setor, perante as dificuldades em se obterem medicamentos inovadores.

Durante a conferência “Investimento & Inovação na Saúde: Promessas e Desafios” do Ciclo Saber Investir Saber Inovar 2015, promovida pela APIFARMA, o dirigente realçou que «tem que haver uma nova atitude, tem de haver inovação também na legislação e na regulação do setor e sobretudo tem de haver envolvimento não só de todos os parceiros do nosso país, inclusivamente os decisores políticos, mas temos de ir mais longe, e tem de incluir um próprio conjunto de países da Comunidade Europeia», defende.

O responsável da Autoridade Nacional do Medicamento diz ser necessário um compromisso entre os principais partidos para acordos de longo prazo com a Indústria Farmacêutica.

Segundo Eurico Castro Alves, os políticos estão conscientes deste problema e os partidos têm condições para chegar a um consenso de longo prazo. «Todos os partidos têm pessoas muito qualificadas e muito bem preparadas na área da saúde».

Eurico Castro Alves considera que este é um compromisso essencial e que interessa a todos, Indústria Farmacêutica incluída, porque, sem mercado, também não sobrevive.