Infarmed alerta para erro na posologia de medicamento para a próstata 1165

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) alertou no seu portal para a posologia errada do medicamento com a substância ativa alfuzosina, na dosagem de 10 mg, em comprimidos de libertação prolongada.

“Foi identificado que o folheto informativo de medicamentos com a substância ativa alfuzosina, na dosagem de 10 mg em comprimidos de libertação prolongada, contém um erro relativo à posologia, referindo que os comprimidos de alfuzosina comprimidos de libertação prolongada de 10 mg podem ser tomados 2 vezes ao dia em vez da posologia correta que é de 1 vez ao dia”, indica o Infarmed.

A Autoridade do Medicamento indica ainda que não vai ser feita a recolha do medicamento e pede para que se forneça a informação correta no ato da venda.

“De forma a ser evitada uma rutura de stock de todos os medicamentos contendo a substância ativa alfuzosina, não será efetuada a recolha dos medicamentos. Por esta razão, vem-se destacar a importância de fornecer a informação correta aos doentes”, indica o Infarmed.

Entretanto, os textos do folheto informativo destes medicamentos foram corrigidos e disponibilizados na página eletrónica do Infarmed e os titulares de AIM (Autorização de Introdução no Mercado) do medicamento deverão passar a fornecer com cada embalagem um exemplar de folheto informativo corrigido.

Este medicamento é usado para tratar a hiperplasia benigna da próstata.