A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), no seu portal, indica que após ter anunciado a suspensão da comercialização e recolha voluntária na Irlanda dos autotestes SARS-CoV-2 Antigen Test Kit do fabricante Genrui Biotech Inc., a recolha do produto iniciou-se agora na Europa.
“No passado dia 7 de janeiro, o Infarmed, I.P. divulgou o Comunicado de Imprensa sobre a suspensão da comercialização e recolha voluntária na Irlanda dos autotestes SARS-CoV-2 Antigen Test Kit (Colloidal Gold) do fabricante Genrui Biotech Inc., dada a receção de vários relatórios falsos positivos de consumidores”, sendo que agora “o fabricante está a proceder à recolha destes lotes do mercado europeu”.
“De acordo a informação fornecida pelo fabricante, estes não foram distribuídos diretamente para Portugal”, contudo, devido à livre circulação de dispositivos médicos no Espaço Económico Europeu, decidiu-se avançar com essa recolha.
“O Infarmed, I.P. informa que pelo menos o lote 20211125 dos autotestes SARS-CoV-2 Antigen Test Kit (Colloidal Gold) do fabricante Genrui Biotech Inc. já foi identificado à data no mercado nacional. Desta forma, os dois lotes, 20211008 e 20211125, caso se encontrem no mercado nacional devem ser recolhidos e não devem ser comercializados nem utilizados”, explica a nota divulgada.
A Autoridade do Medicamento explica ainda que, segundo o fabricante, estes falsos positivos se deve “a contaminação durante o fabrico da solução de diluente da amostra de dois lotes específicos 20211008 e 20211125”.
Para mais informações, consulte aqui.