INFARMED aprova comparticipação de tratamento para psoríase em placas da Lilly 3938

INFARMED aprova comparticipação de tratamento para psoríase em placas da Lilly

 


19 de setembro de 2017

A Autoridade Nacional do Medicamento anunciou a aprovação da comparticipação do medicamento Taltz (ixecizumab) da Lilly, para o tratamento da psoríase em placas, moderada a grave, em adultos que são elegíveis para terapêutica sistémica.

«Esta notícia é muito importante, quer para os doentes quer para a comunidade médica em Portugal, ligados a este tipo de Psoríase. Um novo medicamento biológico passa a estar disponível para o tratamento de uma doença que, simultaneamente, pode ser muito difícil de tratar e tem um grande impacto no quotidiano de cada uma das pessoas que dela sofre. É a pensar nos doentes que trabalhamos diariamente, no sentido de contribuir para que melhorem a sua qualidade de vida», explicou, em comunicado, Luís Laranjeira, diretor médico da Lilly Portugal.

A comparticipação surge na sequência da Autorização de Introdução no Mercado (AIM), em abril de 2016, por parte da Comissão Europeia, e do parecer positivo do Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP), da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), em fevereiro de 2016.