Infarmed aprova financiamento de pembrolizumab 845

O Infarmed aprovou o financiamento de pembrolizumab, no tratamento adjuvante de adultos com melanoma em estadio III com envolvimento de gânglios linfáticos que foram submetidos a resseção completa, informa a Autoridade Nacional do Mecicamento, em comunicado.

A decisão do Infarmed tem por base os resultados do ensaio clínico de fase 3, KEYNOTE-054, o qual demonstrou que pembrolizumab em monoterapia diminui o risco de recorrência ou morte relativamente placebo (i.e., abordagem watch and wait), com diferença estatisticamente significativa.

Neste estudo foi, também, demonstrado o benefício de pembrolizumab relativamente a placebo na taxa de sobrevivência livre de metastização à distância.

 O financiamento agora aprovado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde de pembrolizumab (KEYTRUDA®), em monoterapia para o tratamento adjuvante de adultos com melanoma em estadio III com envolvimento de gânglios linfáticos que foram submetidos a resseção completa, representa uma boa notícia para os doentes com melanoma em estadio III, que dispõem agora de pembrolizumab como tratamento em fase curativa da doença.