INFARMED aprova Tecfidera da Biogen 3047

13 de Maio de 2015

O Tecfidera, novo tratamento oral de primeira linha para a esclerose múltipla surto-remissão da Biogen, acaba de receber a aprovação de financiamento do INFARMED e já está disponível para os doentes portugueses.

O Tecfidera é a quarta terapêutica que a Biogen disponibiliza para o tratamento de pessoas com esclerose múltipla (EM). Tecfidera está disponível nos EUA desde março de 2013, onde seis meses após o lançamento, passou a ser o fármaco oral mais prescrito naquele país.[i] Na UE o medicamento encontra-se aprovado desde janeiro de 2014. O Tecfidera demonstrou reduzir a taxa de surtos para cerca de metade e a progressão da incapacidade confirmada às 12 semanas em 38% a dois anos.

Para João de Sá, neurologista e especialista no tratamento da EM, «este fármaco inovador alia eficácia a um bom perfil de segurança e de tolerabilidade, bem como apresenta a comodidade da via de administração oral. Tem assim condições para ser um medicamento de primeira linha altamente útil que vem enriquecer o armentário terapêutico da esclerose múltipla surto remissão (EMSR)».

Sérgio Teixeira, diretor-geral da Biogen Portugal afirma em comunicado que «é com enorme satisfação que vemos chegar a Portugal um medicamento que conquistou ao longo de 2013 e 2014 a preferência dos neurologistas no resto da UE e nos EUA. É um fármaco eficaz, com um perfil de segurança favorável, e com a comodidade da administração oral (cápsulas) – uma combinação que acreditamos ter um impacto positivo significativo nas pessoas que vivem com EM. Este é mais um passo que consolida o compromisso da Biogen em proporcionar tratamentos inovadores e trazer para o mercado medicamentos que possam ir ao encontro das necessidades individuais dos doentes com EM. Acreditamos que cada doente tem necessidades diferentes e estamos por isso empenhados em dar resposta a essas necessidades».