A Takeda Portugal anunciou que Adynovi (rurioctocog alfa pegol) pó e solvente para solução injetável obteve a aprovação do Infarmed para o tratamento e profilaxia de hemorragias, em doentes de idade igual ou superior a 12 anos com hemofilia A (carência congénita de fator VIII). No mesmo comunicado é ainda avançado que este medicamento vai estar disponivel no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Adynovi (rurioctocog alfa pegol) é um fator VIII recombinante humano peguilado com semivida prolongada.
A tecnologia de peguilação de Adynovi (rurioctocog alfa pegol), com incorporação da molécula de polietilenoglicol (PEG), prolonga o intervalo entre administrações de FVIII por este permanecer mais tempo no plasma dos doentes, permitindo apenas duas perfusões por semana.
O estudo pivotal PROLONG-ATE demonstrou a eficácia de Adynovi (rurioctocog alfa pegol), um medicamento FVIII recombinante de semivida prolongada, na redução da taxa anualizada de hemorragias, assim como a redução da taxa anualizada de hemorragias articulares e espontâneas. Este estudo chegou mesmo a proporcionar zero hemorragias para um número alargado de doentes.
A aprovação de Adynovi (rurioctocog alfa pegol) para uso no SNS vem proporcionar às pessoas com Hemofilia A opções terapêuticas inovadoras, que contribuam para uma boa integração do tratamento no seu quotidiano, proporcionando-lhes uma vida mais autónoma.