Infarmed aprovou comparticipação do Olumiant para a artrite reumatóide 3397

A Lilly Portugal anunciou através de comunciado, que a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (Infarmed) aprovou a comparticipação do medicamento Olumiant (baricitinib) para o tratamento da artrite reumatóide ativa moderada a grave, em doentes adultos com resposta inadequada ou intolerância a um ou mais antirreumatismais modificadores da doença biológicos.

O Olumiant (baricitinib) foi o primeiro inibidor Janus quinase (JAK)1 e JAK2 aprovado para o tratamento da artrite reumatóide na União Europeia.

A comparticipação surge na sequência da Autorização de Introdução no Mercado (AIM), a 13 de fevereiro de 2017, por parte da Comissão Europeia, e do parecer positivo do Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP), da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), a 15 de dezembro de 2016.

Em 2019, o Infarmed já tinha aprovado a comparticipação para o tratamento da artrite reumatóide ativa moderada a grave, em doentes adultos com resposta inadequada ou intolerância a um ou mais antirreumatismais modificadores da doença convencionais. Agora, foi aprovado a comparticipação também para o tratamento dos doentes adultos com resposta inadequada ou intolerância a um ou mais antirreumatismais modificadores da doença biológicos, permitindo um financiamento na totalidade da indicação terapêutica para a AR ativa moderada a grave, o que melhora o acesso dos doentes a este tratamento.

A artrite reumatóide é uma doença crónica, inflamatória, autoimune que se caracteriza pela inflamação das articulações e que pode conduzir à destruição do tecido articular e periarticular. A AR não tem cura, mas se eficazmente tratada, tem bom prognóstico vital e funcional.

Em Portugal estima-se que a artrite reumatóide afete 0,7% da população.