A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) celebrou um memorando de entendimento com a congénere angolana, a Agência Reguladora de Medicamentos e Tecnologias de Saúde (ARMED).
Segundo o portal do INFARMED, “os laços históricos e culturais existentes entre Portugal e Angola nas mais diversas áreas das relações bilaterais, a importância do conhecimento técnico e tecnológico detido pelo INFARMED, na área dos medicamentos e produtos de saúde, assim como a importância destas instituições na proteção da saúde pública nos respetivos países” levou à assinatura deste memorando de entendimento, que tem como finalidade “estabelecer a cooperação no domínio da regulamentação farmacêutica na base da igualdade, reciprocidade e benefício mútuo”.
O memorando afetará as áreas de formação e capacitação dos técnicos da ARMED e prevê o intercâmbio de especialistas em várias áreas de especialização do INFARMED. Entre outras partilhas, a área regulamentar, o apoio no desenvolvimento da indústria farmacêutica em Angola e a cooperação na área laboratorial encontram-se também previstas.