Esta quinta-feira, dia 20 de maio, celebra-se o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos.
Tendo em conta a data, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) emitiu um comunicado sobre o assunto, referindo que “o crescimento da investigação clínica pode contribuir para o aumento potencial do acesso a terapias de vanguarda em fase precoce, com possível contributo para o aumento do espectro dos cuidados em saúde”.
“De forma a conseguir o seu objetivo, o Infarmed não só avalia e decide sobre a realização de ensaios clínicos, como garante, durante a sua realização, a sua supervisão e fiscalização de acordo com a legislação em vigor, recolhe e partilha informação de farmacovigilância com outros Estados-Membros, intervindo sempre que necessário”, indica a nota divulgada.
A Autoridade do Medicamento indica que “desde 2012 que em Portugal se verifica um crescimento sustentado da investigação em ensaios clínicos. Em 2020, foi registado o número de novos ensaios clínicos submetidos mais elevado (187), representando um crescimento de 30% face a 2019. Apesar do aumento de submissões o Infarmed reduziu ainda o tempo de resposta de 34 para 32 dias”. Em 2020, “foram submetidos em Portugal 6 ensaios clínicos na indicação covid-19, sendo que todos foram autorizados, nestes ensaios está previsto incluir no nosso país perto de 1500 participantes”.
Pode aceder à estatística dos Ensaios Clínicos em Portugal aqui.
A Autoridade Nacional do Medicamento informa ainda que União Europeia tem prevista a implementação de um novo regulamento aplicável a ensaios clínicos, que assenta num portal digital que irá possibilitar uma comunicação mais ágil entre os Estados Membros e os promotores. Este portal estará disponível a partir de 31 de janeiro de 2022.
Para “sensibilizar os cidadãos para a importância dos Ensaios Clínicos, promover o seu conhecimento desmistificando algumas ideias pré-concebidas sobre os mesmos e contribuir para o aumento da literacia em saúde”, a Autoridade Nacional do Medicamento disponibiliza um vídeo sobre o assunto, que pode assistir aqui.