INFARMED: Croácia assina declaração de La Valletta 611

INFARMED: Croácia assina declaração de La Valletta

 


07 de maio de 2018

A Croácia assinou, na sexta-feira, a declaração de La Valletta, tornando-se no décimo país a aderir a este sistema de cooperação europeu.

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, foi o anfitrião da quarta reunião do Comité Técnico de La Valletta (VTC), que decorreu no INFARMED, onde se verificou a assinatura.

Na reunião também estiveram presentes a ministra da Saúde e dos Assuntos Sociais de Espanha, Dolors Montserrat, o ministro da Saúde grego, Andreas Xanthos, o secretário de estado da Saúde romeno, Octavian Alexandrescu, e o secretário de estado da Saúde croata, Željko Plazonić. Os ministros expressaram o seu forte envolvimento no fortalecimento desta cooperação, revelou o INFARMED em comunicado.

Os dez países participantes na reunião da VTC discutiram vários tópicos de interesse comum e acordaram continuar o trabalho de definição de produtos candidatos à avaliação conjunta e negociação; explorar novas áreas de atividade, como a negociação de produtos que já foram sujeitos a avaliação; reforçar a troca de informação em áreas de interesse comum, como os biossimilares e analisar áreas terapêuticas que impliquem crescimento da despesa, como os i-DPP-4 (antidiabéticos orais) e anticoagulantes orais.

A Declaração de La Valletta abrange atualmente 160 milhões de cidadãos, que representam 32% do total da população da União Europeia. Os países membros da VTC declararam a sua sólida vontade política para desenvolver trabalho futuro, aumentar a eficácia e continuar a atual cooperação com total lealdade, confiança e solidariedade.

A próxima reunião do VTC está agendada para julho em Atenas (Grécia).