Infarmed emite comunicado sobre a disponibilidade de testes covid-19 em Portugal 1713

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (Infarmed), emitiu um comunicado sobre a disponibilidade de testes covid-19 em Portugal.

Numa altura em que se verifica um aumento na procura de autotestes, assim como de testes de uso profissional de Antigénio (TRAg), devido ao reforço da testagem com vista ao controlo e combate da pandemia covid-19, o Infarmed garante que as Associações representativas do setor, mostraram disponibilidade para dar resposta a eventuais constrangimentos que possam existir no acesso aos vários tipos de testes disponíveis no mercado nacional, confirmando a sua existência em stock, e mostrando disponibilidade para adquirirem quantidades superiores tanto de TRAg, como de autotestes, caso exista necessidade.

Para isso, o Infarmed divulgou duas Circulares Informativas. Uma sobre o possível alargamento do horário das farmácias comunitárias que realizam TRAg comparticipados. Esta medida pretende melhorar o acesso da população aos referidos testes, uma vez que o agendamento dos testes foi identificado como principal constrangimento pelas associações.

Sobre as farmácias comunitárias que realizam testes, o Infarmed, anunciou também, que “foram ultrapassadas as 1000 farmácias que se registaram para a realização de TRAg de uso profissional comparticipados, contando-se 1040 farmácias registadas”.

A outra sobre TRAg registados no Infarmed e como aceder à referida informação, na sequência das várias questões que têm sido colocadas por utilizadores, profissionais de saúde, diversas entidades e operadores económicos.

Sobe este assunto, a Autoridade do Medicamento informa que no seu portal existe uma área dedicada aos testes covid-19, onde se encontram disponíveis as listas dos testes rápidos de antigénio (TRAg) registados, tanto de uso profissional como destinados ao autodiagnóstico pela deteção do antigénio do vírus SARS-CoV-2 em amostra nasal. Estas listas são alvo de atualização periódica.