Infarmed esclarece utilização de ibuprofeno com possível agravamento de covid-19. 1245

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (Infarmed) emitiu uma nota informativa no seu portal sobre um possível agravamento da infeção por covid-19 com a “administração de ibuprofeno ou outros anti-inflamatórios não esteróides”.

Tendo em conmta a informação que tem sido partilhada a dar conta que a utilização desses medicamentos agravava a infeção por covid-19, o Infarmed indica “que não existem, atualmente, dados científicos que confirmem” essa situação.

“Não há motivo para os doentes que se encontrem em tratamento com os referidos medicamentos o interrompam”, indica o Infarmed no seu portal.

Contudo, o Infarmed informa que a “possível relação entre a exacerbação das infeções, na generalidade, e a toma de ibuprofeno está a ser avaliado na União Europeia no Comité de Avaliação de Risco de Farmacovigilância da Agência Europeia do Medicamento. Espera-se que esta análise, cuja conclusão se aguarda em maio de 2020, permita esclarecer se existe uma associação entre a toma de ibuprofeno e a exacerbação das infeções”.

O Infarmed aconselha que “qualquer doente deverá respeitar as indicações dos seus médicos assistentes no uso racional dos medicamentos prescritos”.

A Autoridade Nacional do Medicamento indica ainda estar em “articulação com a rede europeia do medicamento, e que continuará a acompanhar e a divulgar qualquer nova informação sobre este assunto”.