Infarmed indica que despesa do SNS com medicamentos para diabetes duplicou em 10 anos 1082

Segundo um estudo realizado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), os encargos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com medicamentos para a diabetes duplicaram em 10 anos, tendo aumentado em 44% o consumo de fármacos para o controlo da doença.

Esta análise à evolução da despesa e da utilização com medicamentos antidiabéticos no SNS entre 2009 e 2018, foi publicada num artigo publicado no boletim “Infarmed Notícias”.

“Os encargos para o SNS passaram de 137,5 milhões de euros em 2009 para 291 milhões de euros em 2018, o que corresponde a cerca de 23% dos encargos do SNS com medicamentos dispensados em farmácia comunitária”, indica o relatório do Infarmed.

No que respeita às insulinas duplicou e passou de uma despesa de 35 milhões de euros para 70 milhões de euros.

Com base nos dados de dispensa de medicamentos nas farmácias, o uso de fármacos para controlar a diabetes aumentou 44% entre 2009 e 2018. Este aumento foi mais visível nas insulinas, com um acréscimo de 72%.

Esta análise conclui que o aumento da despesa e de utilização destes medicamentos nos últimos 10 anos decorre de um “maior número de doentes em tratamento, da introdução de novas classes terapêuticas, mas também de uma possível intensificação terapêutica”.

O Infarmed considera que há “um potencial para uma utilização mais adequada dos medicamentos para o controlo da diabetes”, fazendo uma gestão adequada dos recursos públicos.

A diabetes afeta cerca de 10% da população portuguesa entre os 25 e os 74 anos.