A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (Infarmed) publicou, no seu portal, uma nova infografia sobre máscaras destinadas a utilização no âmbito da covid-19.
O Infarmed categoriza as máscaras no contexto da covid-19, tendo em conta o utilizador e de acordo com a finalidade, em três níveis distintos: nível 1, 2 e 3.
O nível 1 são máscaras destinadas à utilização por profissionais de saúde.
O nível 2 são máscaras destinadas à utilização por profissionais que não sendo da saúde estão expostos ao contacto com um elevado número de indivíduos.
O nível 3 são máscaras destinadas à promoção da proteção de grupo (utilização por indivíduos no contexto da sua atividade profissional, utilização por indivíduos que contactam com outros indivíduos portadores de qualquer tipo de máscara e utilização nas saídas autorizadas em contexto de confinamento, nomeadamente em espaços interiores com múltiplas pessoas).
Nesta infografia divulgada, o Infarmed destaca ainda as máscaras de nível 2 e nível 3 de artigos têxteis, que considera não serem “qualificadas como dispositivos médicos nem como equipamentos de proteção individual”.
Consulte a infografia do Infarmed aqui.