Começou no dia 17 de abril a terceira Escola de Verão EATRIS-Plus, de Medicina Personalizada. Esta terceira e última edição é acolhida e organizada pelo membro EATRIS Portugal – INFARMED I.P. O tema deste ano é “Biomarcadores & Diagnósticos Multimodais”.
A Escola de Verão EATRIS-Plus de Medicina Personalizada é organizada no âmbito do Projeto EATRIS-Plus, uma iniciativa em medicina personalizada, coordenada pela EATRIS-ERIC. O programa foi concebido para abordar uma gama de tópicos dos pilares estruturais da medicina personalizada, aplicações e desafios com destaque para as melhores práticas no processo de tradução de biomarcadores em prática clínica.
Durante a sessão de abertura, Rui Santos Ivo, Presidente do INFARMED, relembrou que “os últimos anos mostraram como o conhecimento científico e os desenvolvimentos tecnológicos cresceram rapidamente e mudaram a atitude do clínico e do doente e consequentemente os resultados clínicos”, lê-se em comunicado.
Referiu ainda que “a medicina personalizada (PM) representa uma excelente oportunidade para melhorar o futuro dos cuidados de saúde individualizados para todos os cidadãos”. Deixou ainda com uma certeza que “o INFARMED, como gosto de chamar um Regulador integrado, tem o prazer de fazer parte da EATRIS e poder participar e contribuir para estes desenvolvimentos.”
Cláudia Faria, neurocirurgiã no CHLN, e investigadora no Instituto de Medicina Molecular, Diretora Cientifica do EATRIS Portugal e recentemente reeleita Chair of Board of National Directors do EATRIS EU, foi outra das oradoras da sessão de abertura ressalvando, relativamente às diferentes geografias dos participantes. “Acreditamos que esta diversidade irá gerar discussões frutíferas, permitirá a partilha de conhecimento, o trabalho em rede e a construção de potenciais novos projetos de investigação translacional”, disse.
O evento irá decorrer até dia 20 e será composto por vários momentos, como palestras, oficinas interativas e uma mesa redonda.