INFARMED retira do mercado produtos capilares que podem colocar em risco saúde humana 381

INFARMED retira do mercado produtos capilares que podem colocar em risco saúde humana

19 de Outubro de 2016

O INFARMED anunciou hoje a retirada do mercado de todos os lotes capilares da marca Analea por conterem mistura de conservantes proibidos que podem colocar em risco a saúde humana.

Num comunicado, citado pela “Lusa”, o INFARMED esclarece que os lotes de produtos capilares da marca Analea possuem uma mistura de ingredientes cuja utilização é proibida em produtos cosméticos não enxaguáveis desde 16 de abril deste ano.

Por isso, o INFARMED ordenou a suspensão imediata da comercialização e a retirada do mercado destes produtos.

Em causa estão os produtos Analea Afro Ativador de Cachos, Blindagem Concentrada do Kit Analea Nutretrat Blindagem Construtora Capilar, Defrizante do Kit Profissional de Alisamento e Relaxamento Guanidina Jaborandi Regular, Propolis Natural Creme para Pentear e Analea Umidix Creme para Pentear Humidificante Multi S.O.S.

«A utilização de produtos não enxaguáveis contendo esta mistura de conservantes pode colocar em sério risco a saúde humana por induzir alergia de contacto», anunciou o INFARMED.

Por isso, a Autoridade Nacional do Medicamento determinou a suspensão da venda do produto e pediu aos consumidores que os adquiriram que não os utilizem.