A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (Infarmed) anunciou no seu portal, a recolha voluntária de dois lotes do medicamento Champix, comprimidos revestidos por película, de 0,5 mg e de 1 mg.
“A empresa Laboratórios Pfizer, Lda., informou que irá proceder à recolha voluntária dos lotes n.º 00019064 e n.º 00020016, ambos com a validade 30/09/2021, do medicamento Champix (0,5 mg) + (1 mg), comprimido revestidos por película com o número de registo 5557301, por terem sido detetados valores elevados de uma impureza”, indica o portal do Infarmed.
De acordo com o indicado, “os Laboratórios Pfizer, Lda. confirmaram que foi detetada a presença da impureza N-nitroso-vareniclina acima do limite de ingestão diária aceitável calculado pela Pfizer de 733 ng/dia”.
Posto isto, o Infarmed determinou a “suspensão imediata da comercialização destes lotes”.
O Infarmed apelou às “entidades que possuam estes lotes de medicamento em stock” para que não os vendam, dispensem ou administrem, “devendo proceder à sua devolução”. Os doentes que “estejam a utilizar medicamentos pertencentes a estes lotes não devem interromper o tratamento”, mas devem contactar “logo que possível” o médico para substituir por outro lote ou um medicamento alternativo.
Pode ler a Circular Informativa aqui.