INFARMED: Um milhão de euros para investigação decididos em outubro 553

INFARMED: Um milhão de euros para investigação decididos em outubro

01 de Outubro de 2015

Até ao final do mês de outubro vão ser conhecidos os projetos de investigação financiados pelo Fundo para a Investigação em Saúde (FIS), criado este ano, e que em 2015 tem um capital de 1 milhão de euros.

 

O INFARMED, entidade que gere o fundo, recebeu 156 candidaturas, as quais estão atualmente a ser analisadas pelo júri, anunciou a Autoridade Nacional do Medicamento.

 

A área da Oncologia é aquela em que foram apresentadas mais propostas, estando a ser apreciados igualmente projetos sobre doenças cérebro-cardiovasculares e diabetes. Cada projeto poderá receber o financiamento máximo de 130 mil euros.

 

O fundo, inédito em Portugal, destina-se ao financiamento de atividades e projetos de investigação dirigidos para a proteção, promoção e melhoria da saúde das pessoas, nomeadamente nas áreas de investigação clínica, investigação básica e translacional, com potencial interesse clínico ou em terapêutica e investigação em saúde pública e serviços de saúde, designadamente nas intervenções preventivas e terapêuticas.

 

Puderam candidatar-se investigadores integrados em estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde ou outras instituições e serviços dependentes do Ministério da Saúde, ou equipas de outras instituições, desde que em colaboração com as anteriormente referidas.