INFARMED: Utilização do triclosan é permitida e segura desde que cumpra as imposições da legislação europeia
13 de Agosto de 2014
O INFARMED revelou, numa nota, que o triclosan é uma substância química utilizada de forma generalizada e em diferentes situações como conservante. A sua utilização é permitida e segura desde que se observem as imposições da legislação europeia relativamente a esta classe de produtos.
«A legislação europeia relativa aos produtos cosméticos especifica uma concentração máxima de 0,3% em relação à utilização de triclosan como conservante. Este valor é considerado seguro pelo Comité da Segurança dos Consumidores da Comissão Europeia em pastas dentífricas, sabonetes de mãos, sabonetes corporais/geles de banho, desodorizantes, pós faciais e cremes corretores». Desta forma, «uma pasta de dentes para ser disponibilizada no mercado europeu poderá apresentar a substância triclosan numa concentração máxima de 0.3%».
Além disso, segundo o INFARMED, foram consideradas seguras para o consumidor outras utilizações de triclosan em produtos para as unhas, quando a utilização pretendida fosse a limpeza das unhas das mãos e dos pés antes da aplicação de unhas artificiais, a uma concentração máxima de 0,3 %, bem como em produtos para lavagem bucal a uma concentração máxima de 0,2 %.
«Mais informamos que até à data não foi rececionado no INFARMED I.P., através do Sistema Comunitário de Troca Rápida de Informações (Sistema Rapex), qualquer alerta formal sobre a existência de produtos da marca Colgate Total com concentrações de triclosan superiores ao permitido legalmente».
O INFARMED informa igualmente que, no âmbito das suas competências, dará continuidade ao processo de fiscalização do mercado dos Produtos Cosméticos.