A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) vai promover a realização de uma conferência digital, subordinada ao tema “Canábis Medicinal no Tratamento da Dor Crónica: Perspetivas futuras para a utilização em Portugal”, no dia 24 de novembro de 2020, pelas 21h00. A iniciativa online, conta com o apoio da Tilray Portugal, e dirige-se a todos os profissionais de saúde.
“Esta conferência tem como principais objetivos promover a discussão sobre a canábis para fins medicinais no tratamento da dor crónica, em Portugal, e partilhar o conhecimento e as boas práticas internacionais nesta área”, explica Ana Pedro, presidente da APED.
A utilização de medicamentos, preparações e substâncias à base da planta da canábis para fins medicinais, nomeadamente a sua prescrição e a sua dispensa em farmácia comunitária estão regulamentadas, em Portugal, com a Lei n.º 33/2018, de 18 de julho e com o Decreto-Lei n.º 8/2019, de 15 de janeiro.
Em Portugal, a utilização da canábis para fins medicinais está aprovada para várias indicações, entre as quais, a dor crónica. Estima-se que 36,7% da população adulta portuguesa tenha dor crónica. A incapacidade associada a esta doença afeta diretamente a vida pessoal, familiar, social e profissional dos doentes. Atualmente, existe um grande número de tratamentos disponíveis para a dor crónica, que requerem uma abordagem biopsicossocial, incluindo intervenções farmacológicas e não farmacológicas, que, no entanto, não controlam todas as situações clínicas.
A participação na iniciativa é gratuita, mas requer inscrição prévia. Está disponível apenas para profissionais de saúde. As inscrições são limitadas. Acompanhe todas as informações e novidades aqui: https://aped.rxf.vsmeeting.pt