Inovação na área cardiovascular continua a fazer parte do nosso compromisso 363

Já está disponível desde novembro, deste ano, o novo Cartão Farmacêutico Aspirina que tem como missão principal ajudar os farmacêuticos na gestão diária do risco cardiovascular dos seus utentes.

Esta é a mais recente aposta da Bayer na área digital disponível para iOS e Android, o novo Cartão Farmacêutico foi concebido para ser utilizado através da aplicação Wallet CARD e por isso não ocupa espaço no telefone, ao inverso do que aconteceria com uma app convencional. O acesso ao cartão pode ser feito através da leitura de um código QR, o que facilita a partilha de informação do mesmo entre farmacêuticos.

Com esta nova ferramenta queremos fornecer permanentemente informação atualizada sobre a gestão do risco cardiovascular, com informações e recursos práticos que ajudam os farmacêuticos na interação com os seus utentes e colegas. Esta é também uma forma de apostarmos na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, que como sabemos continua a ser a principal causa de morte em Portugal, responsável todos os anos por mais de 35.000 mortes.

Portugal foi escolhido como piloto na implementação do Cartão Farmacêutico Aspirina, sendo que o objetivo é aprender sobre o canal e, futuramente, replicar este modelo por vários países. Queremos comunicar de forma mais inovadora, estar mais próximos dos farmacêuticos e ajudá-los a ultrapassar os principais desafios que sentem na gestão diária das pessoas que vivem com doença cardiovascular e desta forma contribuir para a melhoria da qualidade de vida destes doentes.

Os conteúdos disponíveis no Cartão Farmacêutico Aspirina resultam da recolha de feedback direto dos profissionais de farmácia sobre os temas que seriam mais úteis esta ferramenta disponibilizar, que em linhas gerais estão relacionados com: eficácia, segurança e confiança da utilização do ácido acetilsalicílico na prevenção de eventos cardiovasculares. Foi com base nesta informação que desenvolvemos todos os materiais informativos e educativos sobre Aspirina, uma vez que os farmacêuticos continuam a ter um papel fundamental na adesão à terapêutica e conselhos ao doente durante a utilização.

António Mendes Vieira, product manager Cardiovascular da Bayer Portugal