Inovação na saúde e bem-estar é já indispensável: Produtos Inovadores são a escolha de mais de metade dos portugueses 1979

Os consumidores procuram cada vez mais produtos inovadores, uns porque preferem produtos mais sustentáveis, outros mais tecnológicos, mas que todos tenham a principal função de facilitar o seu dia-a-dia. Já na saúde, a inovação também caminha a passos largos para oferecer aos consumidores confiança, conforto e acima de tudo bem-estar.

O mais recente estudo sobre inovação no âmbito do Produto do Ano, em colaboração com a Netsonda junto de cerca de 6.000 consumidores, é bastante esclarecedor: os portugueses adoram inovação:

  • 89% gosta de experimentar novos produtos;
  • 81% pagaria mais por um produto novo que o satisfaça;
  • 63% pagaria mais por um produto que é mais inovador do que aquele que geralmente compra.

A inovação é essencial para todo o desenvolvimento, seja económico ou social, levando-nos assim a assumir uma cultura de inovação como solução para nos distinguirmos no mercado.

Vivemos numa época de competitividade extasiante, os consumidores são cada vez mais camaleónicos e a tecnologia predomina com novas soluções diárias, gerando inúmeras tendências distintas.

No entanto, a inovação não tem necessariamente ser associada à tecnologia ou a novos produtos e serviços.

A inovação para o sucesso, não é mais que a capacidade de sairmos da nossa zona de conforto e procurar os meios para tornarmos o “negócio” mais competitivo e rentável ou, mesmo até, a nossa vida melhor. O importante é que a inovação seja reconhecida pelos consumidores.

E é este o papel do Produto do Ano. O facto de que, ao longo do ano mais de 3.500 consumidores testarem e avaliarem produtos e serviços aufere um conhecimento ímpar sobre os mesmos. Porque são avaliações neutras e independentes, de consumidores que efetivamente testaram os produtos. São informações essenciais para as empresas proprietárias das marcas, não só para o desenvolvimento de estratégias de marketing e comunicação, mas, também, para o desenvolvimento de novos produtos (ou de aprimoramento dos atuais). E a prova é que os dados mostram que 79% dos Produto do Ano dos últimos cinco anos ainda se mantém nos lineares.

Mas como tudo funciona? Como são selecionados os Produto do Ano?

Os consumidores selecionados e representativos da população portuguesa avaliam os produtos e serviços em diversas categorias. Desde a inovação percebida, à atratividade, a intenção de compra até ao teste em si. O objetivo é ter o máximo de dados recolhidos. O produto com a nota ponderada mais elevada (na sua categoria) é eleito como o Produto do Ano. Na prática funciona como uma espécie de selo que certifica a opinião dos consumidores. Um “selo” que as marcas vencedoras podem (e devem) usar não só na comunicação, mas também no próprio produto – diga-se nos rótulos, como forma de se diferenciarem da concorrência.

Uma das categorias analisadas e que mais impacto e importância traz na vida das pessoas é a Saúde e Bem-Estar. E onde produtos aparentemente tão simples como uma pulseira repelente biodegradável pode fazer a diferença.

Segundo dados do estudo, 86% dos consumidores afirmam que os produtos de origem natural têm maior qualidade face aos outros e 87% considera que estes produtos apresentam mais vantagens para a sua pele.

Este ano, por exemplo, foram selecionados nove produtos na vertente da Saúde e Bem-Estar: Tratamento Capilar, Higiene Feminina, Repelentes, Protetores Solares, Produtos Cosméticos Naturais, Alívio de Cólicas, Prevenção de Piolhos, Probióticos e Suplementos.

Na decisão da escolha e da inovação esteve, por exemplo, no caso do Nizoral Expert Champô Diário [1] o facto de ser dotado de uma tecnologia à base de ingredientes naturais que ajuda a regular o crescimento de fungos causadores de caspa, enquanto Hedrin Once Spray Gel [2] asfixia e elimina piolhos e lêndeas apenas com uma aplicação.

Já na Gama de Cuidados Solares Wells é composta por 6 produtos com propriedades vegan, indicado para peles sensíveis para toda a família e aprovado por dermatologistas. Para as peles mais maduras, a Queen Bee da Apivita apresenta-se com ingredientes naturais derivados das abelhas que permite o rejuvenescimento e antienvelhecimento absoluto, levando à pele uma transformação real.

Numa vertente mais relacionada com a saúde, a Enna Higiene&Go Spray está indicada para a higiene íntima especialmente para quem está longe de casa, composta por 93,2% de ingredientes naturais com propriedades antimicrobianas que ajudam a evitar infeções graças à lavanda. Já os Probióticos Symbiosis [3] foram cientificamente desenvolvidos para aproveitar o potencial inexplorado do intestino. É composta por ingredientes cientificamente testados dando resposta a diferentes áreas: sistema digestivo, imunidade, equilíbrio urinário e perda de peso. No entanto para alívio de cólicas, gases ou barriga inchada, os consumidores elegeram o produto mais inovador: Aero-OM [4].

Nos suplementos, a Nestlé NANCARE® Vitamina D [5] sobre a ingestão diária recomendada de vitamina D. Esta é necessária para o crescimento e desenvolvimento normais dos ossos e contribui para o funcionamento normal do sistema imunitário das crianças. E pulseiras repelentes biodegradáveis? Verdade, a ZTOP desenvolveu pulseiras sem efeitos secundários que podem ser utilizadas por toda a família a partir dos 6 meses de idade, para além de serem biodegradáveis, protegendo os oceanos e corais.

E são todos os fatores considerados como inovadores pelos consumidores que fazem a diferença. Não só na atribuição do reconhecimento, mas, também, na comunicação e no linear.

Tem um Produto Inovador? De que está à espera para ser o Produto do Ano 2024?

Inscreva-o em www.produtodoano-pt.com

 

[1] Nizoral® Expert é um produto cosmético e de higiene corporal para a lavagem diária do couro cabeludo, atuando na comichão e descamação do couro cabeludo. Stada, Lda – Quinta da Fonte, Ed.D. Amélia – Piso 1 Ala B 2770-229 Paço de Arcos

[2] Hedrin Spray gel é um dispositivo médico com 4% de dimeticone para a eliminação de piolhos e lêndeas com apenas 1 tratamento. Agitar bem antes de cada utilização e pulverizar diretamente no cabelo seco. Manter os cabelos afastados das chamas. Não aplicar na pele danificada. Evitar o contacto com os olhos. Não engolir. Apenas para uso externo. Para crianças com mais de 6 meses. Após 1 semana pode ser necessário uma segunda aplicação do produto. Não utilizar em caso de hipersensibilidade a um dos componentes. Ler cuidadosamente a rotulagem e as instruções de utilização.  Data de revisão do texto: março 2021. Distribuidor: Stada, Lda – Quinta da Fonte, Ed.D. Amélia – Piso 1 Ala B 2770-229 Paço de Arcos.

[3] A gama Symbiosis são SUPLEMENTOS ALIMENTARES.  Alflorex:Toma diária recomendada é de 1 cápsula, Cystalia, Spasmodia, Defencia: Toma diária recomendada é de 1 saqueta; Satylia: Toma diária recomendada é de 2 cápsulas. Os suplementos alimentares não substituem uma dieta variada nem um estilo de vida saudável. Os produtos não devem ser utilizados em caso de hipersensibilidade ou alergia a qualquer um dos seus constituintes. Manter fora da vista e do alcance das crianças. Para mais informações ler a rotulagem. Contacto: Biocodex Unipessoal Lda., Avenida Da República 18, 11°, 1050-191 Lisboa, NIPC 515036684. e-mail: info@biocodex.pt. Tel: 211 319 134

[4] Aero-OM, 42 mg, comprimido para mastigar contém 42 mg de simeticone e 435 mg de sacarose por comprimido. Está indicado no tratamento funcional de sintomas associados a gases (distensão abdominal, flatulência e meteorismo) em crianças maiores de 12 anos e em adultos. Crianças de 12 ou mais anos: 1 ou 2 comprimidos, 3 a 4 vezes por dia. Adultos: 2 comprimidos, 4 vezes por dia, após as refeições, não mais que 10 dias. Não tomar em caso de alergia ao simeticone ou excipientes. (01/2021) Medicamento não sujeito a receita médica. Leia atentamente o Folheto Informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Medinfar Consumer Health – Produtos Farmacêuticos, Lda; Rua Henrique Paiva Couceiro, 27, Venda Nova 2700-451 Amadora. NIF: 504939980. 2302D_919445

[5] Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos do leite materno, regime alimentar variado e equilibrado ou de um estilo de vida saudável. Não exceder a dose diária recomendada. Manter fora do alcance das crianças. Para uma melhor utilização do produto, procure informação junto do seu profissional de saúde. do alcance das crianças. Para uma melhor utilização do produto, procure informação junto do seu profissional de saúde.